A limpeza de pele é uma técnica utilizada para realizar uma higienização na pele, seja facial ou corporal, para remover toda sujidade da pele, que se acumula devido a ação do suor, oleosidade, poluição, resíduos de produtos como a maquiagem, que no dia a dia não são removidos de forma correta e eficaz. Todas essas sujidades quanto não removida pode alterar o funcionamento da pele resultando em oleosidade excessiva, cravos, espinhas https://skincarefacial.com.br/extracao-de-acne-inflamada/ e poros dilatados.
Para realizar a limpeza de pele é necessário seguir alguns passos, como por exemplo: higienização com uso de demaquilante e sabonete; em seguida é realizada a esfoliação para facilita a desobstrução dos folículos, como também contribui para a pele absorver melhor os cosméticos aplicados; A etapa seguinte é chamada de emoliência, importante para facilitar a retirada de comedões; Após a emoliência a pele estará preparada para a remoção dos cravos. Após a extração a alta frequência é de grande importância, pois colabora para o processo de cicatrização e aumenta a base de colágeno. Realizada a etapa de desinfecção é importante realizar a aplicação de uma máscara de tratamento, que é necessário observar o tipo de pele do paciente e o que ela precisa.
BENEFICIOS
limpeza de pele é indicada para todos os fototipos de pele, objetivando a renovação celular, remoção de células mortas, ajuda no combate a oleosidade excessiva, contribui para a remoção de comedões, acnes e milluns. Dessa forma melhora significativamente os aspectos da pele. É necessário que a limpeza seja realizada respeitando o período de recuperação celular, sendo que este acontece na pele jovem no período de 28 dias e nas peles mais maduras no período de 40 dias. Deve-se também sinalizar que a pele seca é indicado que realize a limpeza a cada 2 meses.
A limpeza de pele é uma grande aliada para a prevenção de acne, sendo associada uma dieta equilibrada e aos cuidados diários do paciente. Visto que ajuda na desobstrução dos poros e controle da oleosidade. Deve-se respeitar o tempo limite para a realização do procedimento, visto que a limpeza de forma excessiva pode causar o efeito rebote, ou seja com a retida frequente da oleosidade a glândulas sebáceas irá produzir mais sebo com o intuito de proteger a pele contra a desidratação, desse modo a pele tenderá a ser mais oleosa.
CONTRAINDICAÇÕES
A limpeza de pele é contraindicada em caso de acnes inflamatórias, pois pode agravar ainda mais a acne e até mesmo levar as bactérias para outras áreas do rosto. Pele muito sensíveis, com rosácea e com tendência a alergias e irritações. Após um processo de bronzeamento, pois poderá resultar em manchas na pele. Bem como é contraindicada a limpeza facial em paciente gestante, pelo alto grau de sensibilidade que pode apresentar, como também por ter mais tendência a manchar a pele. Pacientes que tem tendência a descamar a pele facialmente também não é indicado para o tratamento.
FUNDAMENTAL PARA GARANTIR A SAÚDE DA PELE
limpeza de pele é um recurso que garante o equilíbrio da pele e ajuda na sua boa funcionalidade, regulando a produção de sebo em pele considerada oleosa e a desobstrução de poros através da extração de comedões, permite também uma boa hidratação da pele por meio de cosméticos específicos de acordo a classificação da pele do paciente.